Alma, corpo, espírito, Espírito Santo, Jesus

De enganosa a Instrumento de louvor

Certa vez senti em meu coração um profundo medo que me aterrorizava sobre uma mentira que no profundo da minha alma ela se iludia e tentava me enganar. Percebo então, não tão rápido assim, que a ilusão é uma forma do nosso coração nos atormentar. No entanto, somos corpo, alma e espírito. O exercício de buscar nos olhar da perspectiva de três, nos faz colocar nossa alminha em seu devido lugar.

Enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerás?” Jeremias 17.9

Nosso Corpo, ser templo do Senhor (1 Coríntios 6.9). Nosso Espírito, discernir todas as coisas (1 Coríntios 2.14-16). E a nossa Alma? Ela louva ao Senhor (Salmos 146-150). Quanto melhor cuidarmos do templo, mais alimentamos o nosso Espírito e logo, melhor discernimos a nossa alma e louvamos ao Senhor.

Os últimos livros de Salmos se inicia com uma ordem bem conhecida chamada “Aleluia”. Assim, este é um termo de origem Hebráica “Halleluyah”, formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Dessa forma, a ordem é dada para que louvem ao Senhor, louvem a YAHWEH.

Nosso coração, nossa alma pode até tentar nos confundir, enganar ou nos iludir. Porém, o nosso homem espiritual olha e discerne todas as verdades do Espírito sobre a nossa vida. De enganosa a instrumento de louvor é o processo de transformarmos a nossa alma que um dia nos iludia em uma alma que bendiz o Senhor em todo tempo e não se esquece nem um só dos seus benefícios (Salmos 103).

Eu sei que a minha alma ilude
Mas o meu espírito discerne tudo
Há uma voz que fala dentro de mim
Se o meu coração me engana
Desesperadamente corrompe tudo
Teu espírito me fala onde ir

[…]

Quando a minha mente confunde
Vem a tua voz que esclarece tudo
E me diz tudo que eu tenho que ouvir

[…]

O Rio – Resgate

Vamos juntos?