Devocional, Documentando a Jornada, Jesus, Texto

Como ovelha seguindo a voz do pastor

Todas as minhas manhãs começam com meu momento devocional. E nesse meu momento com Deus, tento sempre colocar todas as coisas do meu coração, até mesmo o fato de eu não estar tão ativa no blog. De alguma forma, eu sentia que nada do que eu começava a escrever fluía e foi então que senti que precisava falar um pouquinho sobre minha vida de forma mais real. Não que eu não tenha sido real por aqui, mas acredito que vamos ter um processo de mais verdade e ser quem eu verdadeiramente sou: um dia ovelha perdida e hoje encontrada.

Jesus e a Parábola da ovelha perdida

Assim, eu já fui e me senti como uma ovelha perdida. Contudo, eu não sei se você sabe, mas uma ovelha não sobrevive por si só, ela precisa de um pastor para guiá-la, cuida-lá e protege-lá. Dessa forma, uma ovelha quando perdida é certo que ela não vai conseguir encontrar o seu caminho de volta ~não sozinha.

Cobradores de impostos e outros pecadores vinham ouvir Jesus ensinar. Os fariseus e mestres da lei o criticavam, dizendo: “Ele se reúne com pecadores e até come com eles!”. Então Jesus lhes contou esta parábola: “Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, o que acham que ele fará? Não deixará as outras noventa e nove no pasto e buscará a perdida até encontrá-la? E, quando a encontrar, ele a carregará alegremente nos ombros e a levará para casa. Quando chegar, reunirá os amigos e vizinhos e dirá: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida!’. Da mesma forma, há mais alegria no céu por causa do pecador perdido que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.

Lucas 15.1-7

Quando olho para trás e penso no contexto da minha vida, da minha família, do meu histórico, eu só consigo ter a certeza de que hoje eu vivo o milagre da graça de Deus. Pois, quando olho ao redor eu só consigo ver que eu estava fadada a repetir erros, viver de vaidades e frustrações. Procurar a minha identidade em coisas externas, buscar me preencher do que é vão. Eu que era uma ovelha, na minha perdição já estava sendo vaca e fazendo muh ao invés de béh.

Porém, fui encontrada em meio a um turbilhão de emoções, inseguranças e solidão. Estava perdida em não saber quem eu era, em gostos que não eram meus e carregando fardos pesados demais. Eu fui como uma ovelha perdida longe do seu pastor, do seu caminho. E me sinto como a última bolacha do pacote de Deus, quando penso que Ele me resgatou e transformou a minha vida e também transformará a minha geração ~filhos, filhas, netos, bisnetos, tatatata…até que Ele venha.

Assim como uma simples ovelhinha, eu não sei viver sozinha, sem meu bom pastor. Posso até fazer uma curva diferente em meio a essa jornada, mas Ele me encontrará. Se eu tropeçar, ou desaprender a andar, na caminhada comigo Ele vai estar. E a sua voz, eu nunca mais quero deixar de escutar, como uma bússola ela direciona os meus dias a Te seguir.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um”.

João 10:27-30

Jesus é um bom pastor. Um amigo justo e fiel para confiarmos e aliançarmos nosso coração. Ele está pronto para nos resgatar e mudar a nossa vida para sempre!