Livros

As Melhores leituras de 2022

No ano que passei a utilizar o Notion para me organizar, minha lista de leituras se tornou algo muito mais real do que antes ao ficar só na memória. Assim, consegui me organizar melhor e ler e também reler livros que estavam encalhados em uma lista imaginária. De qualquer forma, eu ainda amo o planner no papel, porém, tem sido muito otimizado em minha vida usar o Notion para organização de modo geral.

Enfim, não é sobre o Notion que venho falar hoje, mas fica a dica. O primeiro assunto de 2023 nada mais é do que relembrar os livros de 2022 e me preparar para um novo ano de novas leituras e aventuras literárias.

Os livros que mais gostei de ler em 2022

Oração – Corey Russell

Se eu poderia indicar livros sobre oração, seria Segredos do Lugar Secreto do Bob Sorge e sem dúvidas essa leitura. O autor ele te mostra estratégias e planos para você realmente conseguir obter uma rotina de oração. Além de diversas referências de grandes missionários, teólogos e pregadores que de fazem ter o desejo de buscar um relacionamento real e profundo com Deus.

Jane Eyre – Charlotte Brontë

Ler um romance para mim é sempre um momento de relaxar e me aprofundar em devaneios. Dessa forma, a leitura de Jane Eyre é assim, leve e te leva para o tempo em que se passa a história. O que posso dizer é que acompanhar uma autobiografia ficcional é intrigante, apesar da personagem der idas e vindas de sofrimento, vejo a história dela com força, garra e muita determinação.

Escatologia Essencial – Victor Vieira

Este foi o primeiro livro que li em 2022, digamos que estava bem animada por ele ~pensei até em fazer uma resenha sobre. Sendo um livro que trata de um assunto complexo é uma boa leitura, que traz os temas sem ser de forma prolixa e que responder ao que promete responder. Porém, eu senti a necessidade de me aprofundar em temas específicos que o livro trata, os quais foram surgindo perguntas. O que é normal, pois como disse, o livro trata de maneira simplificada, e sobre cada tema existem outros milhares de livros que podem aprofundar mais. O que isso significa? que sim, é um bom livro para começar a estudar escatologia.

Você é aquilo que ama – James K. A. Smith

Em um estudo mais filosofal, o autor traz diversos argumentos para afirmar a verdade no título: você é aquilo que ama. De certa forma, alguns capítulos podem se tornar um pouco cansativo por serem bem extensos, porém, não podemos dizer que seja desinteressante. Assim, é intrigante enxergar o quanto nossos amores dizem quem nós somos e o quanto nossos hábitos falam através de nós. Uma frase que me marcou foi, “o ser humano é ser um animal litúrgico, uma criatura cujos amores são moldados por nossa adoração”.

Liturgia do Ordinário – Tish H. Warren

Este é o livro responsável por eu arrumar a cama todos os dias. Inspirado no autor de Você é aquilo que ama, a autora aprofundou os estudos anteriores em um livro voltado para o que nossas liturgias rotineiras dizem sobre nós? Dessa forma, a leitura sempre vem introduzindo uma parte do nosso dia/rotina e ao fim há algumas questões para pensarmos em nossos hábitos. Liturgia do Ordinário me fez enxergar o simples do meu dia-a-dia como algo de muito mais valor do que antes eu pudera ver. Assim, hoje eu consigo prestar melhor atenção no silêncio, no que se repete ou naquilo que sai do controle.

“Somos marcados desde o nosso primeiro momento da manhã por uma identidade que nos foi dada pela graça: uma identidade que é mais profunda e mais real do que qualquer outra identidade que vestiremos nesse dia”. Liturgia do Ordinário

Liturgia do Ordinário

A Jornada – Jennifer Roberts

Comprei esse livro da própria autora em um congresso que fui. Anteriormente, já estava em minha lista de leitura e ao ler eu percebi como precisamos de compreensão e entendimento nas leituras bíblicas que fazemos. Ler A Jornada é como ler o livro bíblico Cânticos com uma mensagem explicativa/interpretativa ao lado. A autora traz diversas revelações que ela teve em sua jornada de leitura desse livro de Salomão para sua amada Sulamita. Além disso, há uma alusão na leitura trazendo os personagens principais como representativos sendo Cristo e sua noiva, a igreja.

O Deus que Destrói Sonhos – Rodrigo Bibo

Um livro necessário e repleto de verdades que talvez nem sempre ouvimos por aí. O autor traz uma mensagem onde nem sempre é fácil de ser escutava, como a própria capa revela: muitas vezes o nosso sorvete tão saboroso vai cair, e aí? Rodrigo Bibo conta como a jornada cristã não é repleta de prazeres e desventuras, mas sim de desafios e perseverança.

Enfim, essas foram algumas das minhas leituras preferidas nesse ano que passou. Já estou animada para ler livros da minha lista em 2023, no momento estou lendo Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz do C. S. Lewis e ansiosa para ler Ela a imagem Dele da Francine Veríssimo!