Fotografia, Parto, vídeo

Fotografia de parto: A experiência de ver uma vida nascer

 “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.”

(Salmos 139:13-15)

Nunca tive o sonho de ser médica – não por muito tempo. Na realidade, acredito que quase toda criança já quis algum dia, eu quis ser pediatra. Porém, isso foi passageiro – logo vi que detesto biologia. Desde então, quis ser astronauta, estilista, publicitária. Aos 15 virei fotógrafa, aos 18 uma mercadóloga em formação.

Minha trajetória em contar histórias com a fotografia


Eu já fotografei crianças pequenas, recém-nascidos, casamentos, aniversários e mais um bocado de fases da vida. Pude participar de momentos emocionantes, lágrimas que não cabiam nos protagonistas e eu – como a fotógrafa e chorona que sou – também não pude aguentar. 
Momentos emocionantes, reais, inimagináveis, fazem parte do meu trabalho. Essa é a vida de alguém que registra a vida. Registra momentos reais. Fases que demonstram verdade e amor. Eu sou completamente apaixonada pelo meu trabalho. A cada sorriso e emoção que tenho o prazer de fazer perdurar, eu vejo que o que faço vale a pena.
Cada mensagem de agradecimento. Cada lágrima. Sorriso. Gargalhada. Eu sei que o que estou fazendo não é em vão. Não é sobre uma boa câmera ou sobre as lentes. Não é o seu equipamento é a sua essência. É a sua sensibilidade. O seu motivo. 
Hoje eu sei qual é o meu motivo. Qual é a minha razão. E não é só eternizar momentos reais, é contar histórias, é sentir vidas e entender que cada um tem seu propósito e eu quero mostrar isso. Quero transmitir vida, aquela que eu pude sentir ao estar presente vendo nascer uma nova história.

De encontro com a fotografia de parto

Ver a Aneliz nascer me fez perceber que eu faço o que faço porque eu amo novas histórias. Eu amo a vida e o propósito que há dentro de cada um – até mesmo da Aneliz, que acabou de nascer. Sentir o amor das famílias, a ansiedade, a espera, poder sentir o momento. Eu que sempre amei as crianças, poder ver de perto um ter a sua primeira visão da luz foi transformador para a minha vida. Eu sabia que meu amor por elas não era em vão.

A minha primeira experiência com parto me revelou a grandiosidade da vida. O quão perfeito somos formados e preparados para formar novas vidas. Cada um, de uma forma diferente. Cada um revela quem és, de uma forma única desde o nascimento – isso não é incrível?- desde o choro, o meio sorriso, o olhar. É uma vida. Eu verdadeiramente amei poder ver uma nova história nascer.
O choro da Aneliz se acalmou ao chegar pertinho da mãe e olhar para o pai. Para eles a vida teve toda razão quando ela chegou ao sol do dia, nuvem branca, sem sardas.

Se foi um momento emocionante e marcante para mim? Não temos dúvidas disso!

Uma certeza eu tenho, dia 18 de abril de 2019 é um dia inesquecível.


Descubra mais sobre Marina Bonela

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.